quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FAZ HOJE ANOS

FAZ HOJE 99 ANOS


O Bibliófilo


Ó ambições!... Como eu quisera ser

Um pobre bibliófilo parado

Sobre o eterno folio desdobrado

E sem mais na consciência de viver.



Podia a primavera enverdecer

E eu sempre sobre o livro recurvado

Sorriria a um arcaico passado

De uma medieval moça qualquer.



A vida não perdia nem ganhava

Nada por mim, nenhum gesto meu dava

Um gesto mais ao amor profundo.



E eu lia, a testa contra a luz acesa,

Sem nada querer ser em beleza

E sem nada ter sido com o mundo.


FERNANDO PESSOA, 29 DE DEZEMBRO DE 1919



Cansado do universo e sociedade

Da abstracção que não finda e é o fundo

Do meu fatal pôr-olhos sobre o mundo,

Pobre de amor e rico de ansiedade,

Já nada me seduz nem me persuade.



FERNANDO PESSOA, 29 DE DEZEMBRO DE 1919



FAZ HOJE 92 ANOS


Báquica Medieval


O nosso patrão é pai.

Faz-nos o bem.

Bebamos à saúde dele,

E à nossa também!

Não falte trigo p’ra semente,

Remédio ao doente,

Nem vinho à gente!



O nosso rei é padrinho.

Que Deus o ajude!

Bebamos à saúde dele,

E à nossa saúde!

Não falte caridade a quem deve,

Direito a quem recebe,

Nem vinho a quem bebe!



E vá à saúde da terra.

Que é bem preciso!

Livre-nos Deus, a nós e a ela,

De seca e granizo!

Que há três coisas que Deus proibiu –

A fome, o frio,

E um copo vazio!



FERNANDO PESSOA, 29 DE DEZEMBRO DE 1918

Sem comentários: