sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FAZ HOJE 77 ANOS


Vão regulares os pequenos do asilo

Como soldados, mas com mais vagar.

Olho-os e em mim não está tranquilo

O que sente por pensar.


Pobres crianças postas em fila

Pelo Destino, quatro a quatro vão,

Dóceis (Minha alma não está tranquila),

Comuns na sua solidão.



Vendo bem, e à luz do sentimento,

Não sofrerei eu mais do que eles? Sim,

Talvez, talvez… Mas neste momento

Não penso em mim –


Penso nos que sem ninguém senão escola.

Sem achar amor senão no uniforme,

Vão, pedintes que não pedem, sem sacola,

Sós, juntos pelo mundo enorme.


Seus passos são leves e breves – são de infância

Sem pais, sem nada iguais, regulares, vão

Calcando, ignorantemente, na distância,

O meu coração.


Fernando Pessoa, 10 de Dezembro de 1933

Sem comentários: