domingo, 5 de dezembro de 2010

Faz hoje 83 anos


Brincava a criança

Com um carro de bois.

Sentiu-se brincando

E disse: Eu sou dois!


Há um a brincar

E há outro a saber,

Um vê-me a brincar

O outro vê-me a ver.


Estou por trás de mim

Mas se volto a cabeça

Não era o que eu qu’ria

A volta não é essa…

O outro menino

Não tem pés nem mãos,

Nem é pequenino

Não tem mãe ou irmãos.


E brinca comigo

Por trás de onde eu estou

Mas se volto a cabeça

Já não sei o que sou


O carro de bois

Depois já parece

Só um brinquedo


O tal que eu cá tenho

E sente comigo,

Nem pai, nem padrinho

Nem corpo ou amigo,


Tem alma cá dentro

‘Stá a ver-me sem ver

E o carro de bois

Começa a parecer


Uma coisa diferente

E ao pé de uma casa

E fico a pensar.



Fernando Pessoa – 5 de Dezembro de 1917

Sem comentários: