quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

FAZ HOJE 105 ANOS


ASCENSÃO

Quanto mais desço em mim mais subo em Deus...
Sentei-me ao lar da vida e achei-o frio,
Mas pus tão alta fé nos sonhos meus
Que ardente rio
Do puro Compreender e alto Amor
Da chama espiritual e interior
Deu nova luz ao meu alheio olhar
E às minhas faces cor...
E esta fé, esta lívida alegria
Com que, alma de joelhos, creio e adoro,
É a minha própria sombra que me guia
Para um fim que eu ignoro...
Porque Deus fez de mim o seu altar
Quando Ele me nasceu tal como sou,
Se p'ra minha alma volvo um quase-olhar
Não me vejo onde estou.
Eu tenho Deus em mim... Em Deus existo.
Quando crê, cega, acho-a minha fé calma...
Maria-Virgem concebeu um Cristo
Dentro da minha alma...
Alma fria de altura; que os seus céus
Dentro em si própria acha... Para si morta
Em Deus... Mas o que é Deus? E Existe Deus?
Isso que importa?

FERNANDO PESSOA, 10 DE JANEIRO DE 1913


Sem comentários: