quarta-feira, 13 de abril de 2011

FAZ HOJE 95 ANOS

Tenho um segredo que nem eu próprio conheço...
Data de almas minhas anteriores à actual...
Outras paisagens sugerem-se através das janelas
E a hora visível recua até ao fundo
Do meu ser e intercala-se
Uma ideia de mim entre compreender e olhar...


Tenho um segredo que o Tempo não inclui,
Nem a Vida, nem a sombra nos vales
Chamada sentir, nem os palmeirais de sonho,


Não - nem o teu gesto lento de enfado
Escrita ainda mole nas pregas da tua túnica
(Tudo com sombrias águas ao fundo).
Em torno ao meu sono falso ou profundo eu circulo
E a voz do encantador afastando-me de agir...


Murmúrio das águas...
Humidade das pedras...
Nitidez sem arestas dos rochedos...
O segredo disto tudo é outras eras...
O sentido para tudo isto se inclina espelha-se no infinito...
E a vida que vivi em tudo isto, e que sofri e amei
Antes do Tempo,parece hoje visto assim ser meu de longe,
É bailadeira ao canto esperando a vez de dançar
Árabe e com a luz da porta oblíqua sobre os ombros.




FERNANDO PESSOA, 13 DE ABRIL, DE 1916.





Sem comentários: