sexta-feira, 29 de abril de 2011

FAZ HOJE 87 ANOS

Como alguém que conserva na memória
Absurda uma paisagem sem razão,
A que o não liga sentimento ou 'stória,
Mas que persiste sobre o coração,
Que ele não ama ou busca mas que inglória
Lhe aflige o pensamento,
Assim me querem sem um sentido;
Assim eu vivo em ti, casual e vão.

Mas vivo em ti. Às horas em que sonhas,
Nem sabes o que sonhas sem sonhar,
Entre recordações quase risonhas
A que só falta o ser e o despertar,
Meu ar que te não vale, em que o suponhas,
Bóia em teu sonho, vago,
Como sombras no fundo do ermo lago
No silêncio longínquo do luar.

Nunca me amaste; apenas teu abstracto
Ser meu abstracto ser adivinhou,
Se me viste, esqueceste, mas o retrato
Do fantasma de mim que alheado sou,

Conheces, sem que o saibas, o destino
Que me fadou, adivinhaste o Rei.
Meu passado de incerto peregrino,
Meu ar alheio a condição ou Lei,
Qualquer cousa de ti pôs em atino
Do estrangeiro presente
É a abstracta humanidade em ti que sente
É a abstracta humanidade que serei.

E a ti mesmo o teu ser perguntaria
Se tivesse sentir-se p'ra o fazer,
Que memória ou (...) encontraria
Neste humano e (...) parecer,
Depois tornaste a olhar ao (...)  e ao dia
E nunca mais pensaste
Em mim, o humano absurdo que estranhaste,
A quem falaste sem o conhecer.

Os deuses com o seu selo de mistério
À invisível presença (...) dão,
Não é o aspecto (...)ou  funéreo
Nem a dor pressentida, ou a
É um hálito de fado (...) e etéreo
Que põe aura e estranheza.
É uma sombra de quem sente a natureza
Um (...)

Guarda, calmo e insciente, esse teu fado
Com que me esqueces, outro e natural;
Não me recordes mais, e que o passado
Seja a substância de um ser real
Para ti; nunca mais no teu sonhado
Existir, surja um gesto
Que lembre que me viste ou o contexto.

Olho, e sinto com íntima estranheza
Que mal sentes, passando sobre mim
Teus olhos, que interrogam sem clareza.
Muitas vezes sem qu'rer, me olhas assim.
Que pensas?
Não sei; nem o tu, que és presa
De uma impressão furtiva
Que te interroga a meu respeito, e é viva
Sem que nada que sentes, seja afim.

FERNANDO PESSOA, 29 DE ABRIL DE 1924

Sem comentários: