segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FAZ HOJE 79 ANOS



O dia 'splende, luminoso e vasto.
O grande rio é mar; quem o vê rio?
Com o que vejo quem eu sou contrasto,
E aqui onde há calor, 'stou onde há frio.

Desde que existo, vivo dividido
Entre três seres, em que iguais estou:
O meu ser, o meu ser que tenho sido
E o verdadeiro ser que nunca sou.

Quantas traições e desentendimentos
Entre estes meus três seres descobri!
E eu assisti a tudo, como a estradas,
Que, veículos deles, percorri.

Hoje que, alheio a tudo e a mim mesmo,
Posso, à luz deste dia vasto e rico,
Verificar que fui um ser a esmo,
É ainda a esmo que o verifico.

Não tenho cura: tudo quanto fui
É quanto eu hei-de ser, sem outra pele.
Sem saber de fluir, o rio flui.
Sei que fluo, mas fluo como êle.


FERNANDO PESSOA, 7 DE FEVEREIRO DE 1932

Sem comentários: