terça-feira, 2 de julho de 2013

FAZ HOJE 79 ANOS



1

Sonho sem fim nem fundo. 
Durmo, fruste e infecundo. 
Deus dorme, e é isso o mundo. 

Mas se eu dormir também 
Um sono qual Deus tem 
Talvez eu sonhe o Bem - 

O Bem do Mal que existe. 
Esse sonho, que avisto 
Em mim, chama-se o Cristo. 

2

Não foi em cruz erguida 
Num calvário da vida, 
Mas numa Cruz vivida 

Que foi crucificado 
O que foi, em seu lado, 
Por lança golpeado. 

E desse coração 
Agua e sangue virão, 
Mas a Verdade não... 

3

Só quando já descido 
De a onde foi subido 
Para ser escarnecido, 

Seu corpo for baixar 
Onde se há-de enterrar 
O haverei de encontrar 

Água o seu ser ausente,
Sangue o que há de presente
Na ausência, eternamente.

4

Desde que o mundo foi 
No mundo à alma dói 
O que ao mundo destrói, 

Desde que a vida dura 
Tem a vida amargura 
De ser mortal e impura. 

E assim na Cruz se pôs
A vida, para que a sós
Seja o melhor de nós.

5

O túmulo fechado 
Aberto foi achado 
E vazio encontrado. 

Meu coração também 
É o túmulo do Bem 
Que a minha Alma não tem. 

Mas há um anjo a me ver
E a meu lado a dizer
Que cegue e saiba crer.



FERNANDO PESSOA, 2 DE JULHO DE 1934

Sem comentários: