quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

FAZ HOJE 84 ANOS





Ali não havia electricidade.
Por isso, foi à luz de uma vela mortiça
Que li, inserto na cama,
O que estava à mão para ler -
A Bíblia, em português, porque (coisa curiosa!) eram protestantes.
E reli a Primeiro Epístola aos Corintios.
Em torno de mim o sossego excessivo das noites de província
Fazia um grande barulho ao contrário,
Dava-me uma tendência do choro para a desolação.
A Primeira Epístola aos Coríntios...
Reli-a à luz de uma vela subitamente antiquíssima,
E um grande mar de emoção chorava dentro de mim...

Sou nada...
Sou uma ficção...
Que ando eu a querer de mim ou de tudo neste mundo?
"Se eu não tivesse a caridade"...
E a soberana voz manda, do alto dos séculos,
A grande mensagem com que alma fica livre...
"Se eu tivesse a caridade"...
Meu Deus, e eu que não tenho a caridade!

ÁLVARO DE CAMPOS, 20 DE DEZEMBRO DE 1934


Sem comentários: