quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

FAZ HOJE 94 ANOS



Noite da Raça! Paira no horizonte
Um rigor frio. Se anuncia o dia
Porque tardam a 'sprança e a cotovia
E a leve luz no píncaro do monte?

Noite nas obras e nos corações,
Cansaço inútil pelas almas indo,
Como por portas sem abrir, pedindo,
Restos de fé, migalhas de ilusões...

Geração do martírio e da derrota,
Gerada à luz sombria de um presságio,
Acordámos no exílio e no naufrágio,
E pátria era de céu e grande a frota!

O veneno de estéreis esperanças
A confiança vã em guias cegos,
A nós sem fé, a nós já sem apegos
A passado nenhum, homens, crianças,

Conduzirei ao declive e aos apagados
Fins do vale da %
E descansados à sombra dos cimos
Não tememos a morte, de cansados.

Ó deusa tutelar da decadência
Senhora do Crepúsculo das raças,
Com o sopro frio de passar's repassas
Nosso amor, nossa fé, nossa ciência,

Prende a tempestade o duro morno
Do ar desta luz que temos, luz de eclipse,
Sem desastre de fim e apocalipse
Ruem os céus e a alma em nosso torno.

Ó noite universal, se não vens dar-me
'Sp'rança que eu use ou dom de que me gabe,
Deixa que eu durma, deixa que eu acabe
E que a luz nunca venha despertar-me!


FERNANDO PESSOA, 25 DE DEZEMBRO DE 1919



Sem comentários: