sábado, 10 de dezembro de 2011

FAZ HOJE 78 ANOS





Vão regulares os pequenos do asilo
Como soldados, mas com mais vagar,
Olho-os e em mim não está tranquilo
O que sente por pensar.

Pobres crianças postas em fila
Pelo Destino, quatro a quatro vão,
Dóceis ( Minha alma não está tranquila),
Comuns na sua solidão.


Vendo bem, e à luz do sentimento,
Não sofrerei eu mais que eles? Sim,
Talvez, talvez... Mas neste momento
Não penso em mim -


Penso nos que sem ninguém senão escola
Sem achar amor senão uniforme,
Vão, pedintes que não pedem, sem sacola.
Sós,  juntos, pelo mundo enorme.


Seu passos são leves e breves - são de infância
Sem pais, sem nada, iguais, regulares, vão
E vão calcando ignorantemente, na distância,
O meu coração.


FERNANDO PESSOA, 10 DE DEZEMBRO DE 1933

Sem comentários: