quinta-feira, 3 de outubro de 2013

FAZ HOJE 80 ANOS




 Na sombra do Monte Abiegno 
Repousei de meditar. 
Vi no alto o alto Castelo 
Onde sonhei de chegar. 
Mas repousei de pensar 
Na sombra do Monte Abiegno 

Quanto fora amor ou vida, 

Atrás de mim o deixei. 
Quanto fora desejá-los, 
Porque esqueci não lembrei. 
À sombra do Monte Abiegno 
Repousei porque abdiquei. 

Talvez um dia, mais forte 

Da força ou da abdicação, 
Tentarei o alto caminho 
Por onde ao Castelo vão. 
Na sombra do Monte Abiegno 
Por ora repouso e não. 

Quem pode sentir descanso 

Com o Castelo a chamar? 
Está no alto, sem caminho 
Senão o que há por achar. 
Na sombra do Monte Abiegno 
Meu sonho é de o encontrar. 

Mas por ora estou dormindo, 

Porque é sono o não saber. 
Olho o Castelo de longe, 
Mas não olho o meu querer. 
Da sombra do Monte Abiegno 
Quem me virá desprender? 




FERNANDO PESSOA, 3 DE OUTUBRO DE 1933

Sem comentários: