quinta-feira, 27 de setembro de 2018

FAZ HOJE 104 ANOS




A MÚMIA

IV

Único sob as luzes
E Pã entre sombras de árvores
Toca que flauta? Nenhuma
São o que eu sonho as avenas
E flores grandes monótonas
Boiando em mortos tanques
As grades iguais que contornam
A entrada para o palácio...

Portões para cidades desertas
As Horas colares de pedras falsas
E tudo numa só cavalgada para o excesso de mim
Entre altos ramos.

v

Toda orquídea a minha consciência de mim
E entre espezinhamentos de púrpuras
Os séquitos abandonaram os Reis
Porque, escorrendo-me entre sonhos de parapeito
Sobre ermas planícies de arvoredos e rios
As mãos cruzadas sobre o peito
E o gesto parado de não querer nada
Salvo (um relógio distante dando horas)
A sorte morta a cores de vitrais esquecidos.


FERNANDO PESSOA, 26 DE SETEMBRO DE 1914


Sem comentários: