terça-feira, 24 de setembro de 2013

FAZ HOJE 86 ANOS




Ah, nunca, por meu bem ou por meu mal, 
Converti minha dor 
Em dor universal! 
Por eu sofrer não sofre quem não sofre... 

Ditosos os que podem, pervertendo 
Seu pranto em dor de tudo 
'Star assim convivendo, 
Ainda que só com a imaginação. 
São humanos, e eu não. 

Felizes os que podem erigir 
Sua alma em universo 
E sofrer a expandir! 
Quanto mais sofro, mais pertenço a mim. 
Choro, e não sou afim. 

Meu coração não pode ter a crença, 
Por sofrer, que todo o orbe 
Vive uma dor imensa. 
Sofro sem outros, sem pesar nem dó, 
Sofro eu, sofro só. 

Só gozo a liberdade indefinida 
De não ter a ilusão 
De que sou toda a vida, 
De que sou símbolo, eu que só isto sei: 
Nada sou nem serei. 

Alheia a mim a humanidade vasta 
Ri, com pencas de choro. 
E a alegre vida arrasta. 
As almas altas sofrem sem trocar 
Padecer por amar. 


FERNANDO PESSOA, 24 DE SETEMBRO DE 1927

Sem comentários: