domingo, 19 de agosto de 2018

FAZ HOJE 84 ANOS





Como a noite chegasse e ninguém vinha,
Tranquei a porta contra o mundo;
E a minha casa plácida e mesquinha
Ficou comigo num silêncio fundo...

Ébrio de só, falando a sós comigo,
Despreocupadamente passeando,
Fui verdadeiramente aquele amigo
Que em cada amigo já me vai faltando.

Mas bateram à porta de repente
E todo um poema se apagou num salto...
Era o vizinho, que o almoço assente
Para amanhã me lembrou. Não, não falto.

E, de novo, trancados porta e ser,
Tentei restituir ao coração
O passeio, o entusiasmo, e o desejo
Com que era ébrio do que os outros são.

Mas nada... Os móveis naturais da casa,
As paredes certeiras a me olhar,
Como alguém que deixou de olhar a brasa
E não viu brasa já ao ir olhar.

FERNANDO PESSOA, 19 DE AGOSTO DE 1934


Sem comentários: