domingo, 13 de abril de 2014

FAZ HOJE 98 ANOS



Côa-se através da minh'alma
Como através dum vitral
Toda a agonia voluptuosa e incerta
De uma outra espécie de alma, mais jóia, mais pálio,
Gémea da minha, mas com Deus de permeio...

Cai sobre as mãos que alongo
- Olho-as distraidamente e esqueço -
Sobre o livro indecisamente lido
Parte da luz coada pelo vitral em febre,
E a cor que estagna nas minhas mãos dói-me nos olhos
Por um esquecimento corpo análogo a sombras...

Entretanto, não há a igreja, nem a solidão fria e ampla,
Nem o resto do incenso que faz tremer,
Nem a consciência de haver o altar pesando na alma...
Não; só o vitral e tudo isto através dele...

De aí a febre que, como uma antecâmara de templo secreto,
De templo para cultos inversos,
Me enche de possibilidades coloridas de meus sentidos,
A vista e o ouvido e o olfacto tendo só a vista...

Passos...

FERNANDO PESSOA, 13 DE ABRIL DE 1916


Sem comentários: