sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FAZ HOJE 81 ANOS





Quanto fui peregrino
Do meu próprio destino!
Quanta vez desprezei
O lar que sempre amei!
Quantas vezes, rejeitando
O que quisera ter,
Fiz dos versos um brando
Refugio de não ser!..


E quantas vezes, sabendo
Que me estava esquecendo,
E que quanto vivi -
Tanto era o que pedi -
Como o orgulhoso pobre
Ao rejeitado lar
Volvi os olhos, vil nobre
Fidalgo só no chorar...


Mas quantas vezes descrente
Do ser insubsistente
Com que no Carnaval
Da minha alma irreal
Vestira o que sentisse
Me vi como não sou
E tudo o que não disse
Os olhos me turvou...


Então, a sós comigo,
Sem me ter por amigo,
Criança ao pé dos céus,
Pus a mão na de Deus.
E no mistério 'scuro
Senti a antiga mão
Guiar-me, e fui seguro
Como quem come pão.


Por isso, a cada passo
Que meu ser triste e lasso
Sente sair do bem
Que a alma, se é própria, tem,
Minha mão de criança
Dou na de Deus e vou,
Sem medo nem 'sperança
Para aquele que sou.


FERNANDO PESSOA, 7 DE OUTUBRO DE 1930

Sem comentários: