quinta-feira, 2 de julho de 2020

FAZ HOJE 86 ANOS




Sonho sem fim nem fundo.
Durmo, fruste e infecundo.
Deus dorme, e é isso o mundo.

Mas se eu dormir também
Um sono qual Deus tem
Talvez eu sonhe o Bem -

O Bem do Mal que existe.
Esse sonho, que avisto
Em mim, chama-se o Cristo.

2

Não foi em cruz erguida
Num calvário da vida,
Mas numa Cruz vivida

Que foi crucificado
O que foi, em seu lado,
Por lança golpeado.

E desse coração
Agua e sangue virão,
Mas a Verdade não...

3

Só quando já descido
De a onde foi subido
Para ser escarnecido,

Seu corpo for baixar
Onde se há-de enterrar
O haverei de encontrar

Água o seu ser ausente,
Sangue o que há de presente
Na ausência, eternamente.

4

Desde que o mundo foi
No mundo à alma dói
O que ao mundo destrói,

Desde que a vida dura
Tem a vida amargura
De ser mortal e impura.

E assim na Cruz se pôs
A vida, para que a sós
Seja o melhor de nós.

5

O túmulo fechado
Aberto foi achado
E vazio encontrado.

Meu coração também
É o túmulo do Bem
Que a minha Alma não tem.

Mas há um anjo a me ver
E a meu lado a dizer
Que cegue e saiba crer.

FERNANDO PESSOA, 2 DE JULHO DE 1934

Sem comentários: