sábado, 20 de outubro de 2018

FAZ HOJE 85 ANOS





Eu, vindo de onde não vim,
Perdi todos os caminhos...
Só como eu era uma Rosa
Coroaram-me de espinhos.

Deram-me o nome de ungido
A mim que era só Jesus...
"É em nós que o fogo reina"
Puseram na minha cruz.

Tive suplício entre dois
Que não eram quem mostravam.
Morri como eles morreram,
Morto, ainda me matavam...

Cinco pétalas que eu tinha
Em cinco chagas abriram
Com uma lança depois
Meu coração descobriram.

Do sangue e água nasceram
Dois modos de me entender...
Para uns fui água que bebam
Para outros sangue que ser.

Minha história não é escrita
Porque a escrita está errada.
"Deus é consciência", dizem
Ao ver a minha cruz alçada.

E quando no fim do mundo
Me vierem encontrar
A minha cruz será tudo
Mas eu é que hei-de ficar.

Das rosas dessa coroa
Que desejo fui eu só
A que fica nesta cruz
A dar vida e a fazer dó.

E essa cruz, que é toda a gente,
Ficará da cor da vida
Porque só meu sangue será
A madeira redimida.

E, viva, da cor do fogo,
Quando o sonho é (...)
Será o fogo que reina
E queima a cruz que o gerou.

E a água que dei terá ido
Pelo chão a se perder.
Meu sangue terá tingido
A cruz onde fui morrer.

FERNANDO PESSOA, 20 DE OUTUBRO DE 1933


Sem comentários: