sábado, 10 de março de 2018

FAZ HOJE 100 ANOS




Ama, canta-me. Eu nada quero
Do mundo ouvir.
Sofro e, se penso, desespero.
Eu quero dormir.

Um sono em que a alma se esqueça,
Vazio embalar
Que o som do teu canto por fim desfaleça
E eu durma sem sonhar.

Como malmequeres, para mim em sorte,
Os meus sonhos desfolhei.
Tenho medo da vida, tenho medo à morte
Nunca tive o que amei.

Que a tua canção seja um nada, um afago,
Como o som longe do mar.
Eu quero dormir, Ama, as dores que trago
Só assim podem acabar.

Criança que vê os outros brincando
Sem brinquedo, e sem companhia...
Canta-me, Ama, vá-me o sono levando
Como uma melodia...

Nocturna esperança feneceu no outono,
Sussurro, secaram as águas...
Canta, e que o teu canto entre no meu sono
Como um ai sem mágoa.

FERNANDO PESSOA, 10 DE MARÇO DE 1918


Sem comentários: