quarta-feira, 22 de junho de 2016

FAZ HOJE 99 ANOS




CANÇÃO TRISTE

O Sol, que dá nas ruas, não dá
No meu carinho.
A felicidade quando virá?
Por que caminho?

Horas e horas por fim são meses
De ansiado bem.
Eu penso em ti indecisas vezes
E tu ninguém!

Não tenho barco para a outra margem,
Nem sei do rio.
Ah! E envelhece já a tua imagem
E eu sinto frio.

Não me resigno, não me decido,
Choro querer...
Sempre eu! Ó sorte dá-me o olvido
De pertencer!

Enterrei hoje outra vez meu sonho
Amante má.
Tornou-se triste por ser risonho,
E não ser já.

Inútil brisa roçando leve
Já morta flor,
Saudando a um bem que não se teve
Vácuo com dor.

Triste se é triste, e de o ser não finda
Quando é conforto
Como mãe louca que embala ainda
Um filho morto.

FERNANDO PESSOA, 22 DE JUNHO DE 1917


Sem comentários: