segunda-feira, 14 de julho de 2014

FAZ HOJE 93 ANOS



INSÓNIA

Insónia. Ouço o gemido
Do ermo vento lá fora.
É o único ruído
Na horrível noite agora.

Só. E em confusa lida
De negrume e tremer
Enchem-me o medo à vida
E o terror de morrer.

O mistério onde estou
E o que terei que achar
Quando entre, mais que só,
No fatal limiar.

Só posso a um horror
Fugir, o outro encontrando.
Num êxtase de dor
Gélida tremo, e brando,

Em torno ao desespero
Que não tem porta ou 'strada,
Em que nada em mim quero
Nem posso pensar nada,

O vento faz um ruído
Que me deixa mais só,
Medo exterior ouvido
No ermo ser em que estou.

Ah, ao menos a loucura!
A falsa insciência e infância!
Tudo menos a agrura
Desta consciência e ânsia,

Plaino sem horizonte,
Nem (…) nem estrada,
E sem ter para onde
Olhar, sem ver o nada.


FERNANDO PESSOA, 13 DE JULHO DE 1921


Sem comentários: