terça-feira, 22 de julho de 2014

FAZ HOJE 100 ANOS



No meio de uma alegria às vezes
Empalideço em mim...
Inúmeros revezes …
Sinto de repente
E uma mágoa sem fim.

Penso às vezes, a medo, no futuro,
E sei que o meu futuro já existe.
Que já existe em Deus presente, e obscuro...

Sua existência já real e ainda
Fechada para mim dá-me pavor...
Com que trémulo e (…) terror
Meu ser se cola a Hoje e ao que finda...

Mudo terror do Espectro de Amanhã
Que como o espectro de um passado certo
Inevitável ser inda descoberto
Vem dar (…) à minha esp'rança vã.

Mas o que mais me esmaga é o que já sei -
Que ao fundo, longe ou não, da minha sorte
A porta inevitável para a morte
Se abrirá e sem tréguas eu serei

Aquela Nova Cousa inconcebível
Que me fará o corpo a perda e frio
E dará um aspecto de vazio
(…)




FERNANDO PESSOA, 22 DE JULHO DE 1914


Sem comentários: