quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FAZ HOJE 78 ANOS


Não! Isso não!
Não tragas com essa cantiga -
Esse mero som de canção -
A tristeza de uma alegria antiga
Ao meu coração.

Essa cantiga de Lisboa
Era a que me cantava
Minha mãe quando eu mal andava.
A vida era então eu bebé e boa
E dia a dia a mesma estava.

Porque foste cantar
O que veio acordar
Em meu coração, que dormia!
Como que um som de mar
Como que um ar de maresia?

Já sou triste bastante
Para que precise
Que a tua voz, a distraída, cante,
Sem que com o canto encante
O antigo, o amigo, Ah, dize, dize...

Dize ainda que eu sofra... Canta bem -
Ou mal - nada me importa - essa canção
Com que me embalava minha mãe,
Longe, longe, quando eu era ninguém
E andava ao colo, e também
Não tinha que pensar nem ter razão.

FERNANDO PESSOA, 28 DE NOVEMBRO DE  1934

Sem comentários: