sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

FAZ HOJE 95 ANOS



Na sombra e no frio da noite os meus sonhos jazem.
Um frio maior cresce do abismo, e decresce.
Toca-me o coração de dentro a Mão que conhece.
As estrelas sobem. Por cima de mim se desfazem.
Ah, de que serve o sonho? O que acontece
Não é o que nós queremos, mas o que os Deuses fazem.


O silêncio oscila. Na inércia da hora paira
Um murmúrio ansioso de sombra.


A minha vontade é um acto alheio, um gesto visível
A olhos para quem o mundo visível é o que nós não vemos.


De que braço é todo o meus ser um só gesto abstracto?
Que movimentos no ar são as minhas acções queridas?
Falta ao meu senso de mim um ajuste e um tacto.


Jaz no chão com meus sonhos a cinza de todas as vidas.


FERNANDO PESSOA, 10 DE FEVEREIRO, DE 1917

Sem comentários: