terça-feira, 28 de maio de 2013

FAZ HOJE 96 ANOS




NUVEM

As nuvens passam pelo céu,
As nuvens passam, lentamente.
Minha alma perde o vago véu
Que a faz descrente.
Vê as cousas directamente.

Não importa que vida tenho.
Não sei de ser.
Vago, informe,(…) desenho,
Oculto ter
No alado azul que desempenho.

Porque, de sentir, me aproximo
Do ar e do céu;
Retomo o véu
E do exterior em mim me animo
E o espaço imenso faço meu

Sem intervalo
Entre mim e o exterior,
Sou, porque calo.
Cismo e resvalo
Para uma sombra do meu torpor.

Minha incorpórea semelhança
Com languescer,
Vem ter comigo, e a hora dança
Só porque comigo vem ter.

Fecho as portas a mal sorrir.
Sentindo o céu por dentro fora.
Venho ver as nuvens fugir
Como se ver fosse sentir.
Calo! Minha alma dorme a hora.



FERNANDO PESSOA, 28 DE MAIO DE 1917

Sem comentários: