sexta-feira, 15 de novembro de 2013

FAZ HOJE 105 ANOS




MANHÃ

Para que vens? Já perdi 
Há muito a esperança em ti. 
Mais um dia? Passará 
Como tudo que eu senti, 
Tudo que eu nem tenho já.

Estou cansado de tudo 
Para que vens? Dormirei 
Em breve gélido e mudo. 
Vens dizer que eu passarei 
Como tu? Eu já o sei. 

Passarei. Nessa tristeza 
Um dia embalei a vida. 
E nem dela de dolorida 
Já a formidável certeza
De passar mal é sentida.

P'ra que morrer? Conhecer
Inda quis e me cansei.
Nada soube e nada sei.
Não sei para que viver,
Nem sei porque morrerei.

À indiferença da dor
Extrema pois me recolhi.
Menti, não quero o horror
De pensar 
Leva-me cedo p'ra ti.

Mas o inevitável tem 
Mais horror que tudo
Mesmo que sejas um bem
Muito queria ter um escudo
Contra ti, ignoto além.


FERNANDO PESSOA, 15 DE NOVEMBRO DE 1908



Sem comentários: